domingo, 12 de março de 2017

Indicação de leituras


A paz dura pouco, de Chinua Achebe

Resolvi começar essa seção com o uns dos clássicos desse magnífico autor nigeriano que  de forma muito simples nos leva à um viagem fabulosa sob o povo africano, especificamente o nigeriano .
Na década de 50 do século XX , a Nigéria vive os últimos tempos da ocupação britânica dividida entre as promessas da modernidade e os vínculos étnicos que compõem o tecido social africano. Nesse contexto, o  jovem Obi Okonkwo,  personagem central da obra recebe uma bolsa para cursar Direto em Londres. Lá, abandona a faculdade  para se dedicar ao estudo da língua inglesa, e sonha libertar sua terra da inércia cultural, do racismo dos estrangeiros e da exploração e principalmente da corrupção que se apresenta principalmente em favorecimentos mediados por laços familiares e tribais africanos. Porém ao retornar, sua terra natal se revela diferente da imagem guardada na memória. Obi consegue um emprego no governo e se depara com a tentação das ofertas de suborno ou favores sexuais que permeiam todas as instâncias de administração pública. Aos poucos, o rapaz se enreda em dívidas, contraria as convicções familiares, debate-se com acontecimentos dramáticos no romance com a mulher que conheceu em Londres e se vê confrontado pela decepção dos que viam nele uma personalidade proeminente com um futuro brilhante.

Tenha uma ótima leitura !





 
A EDUCAÇÃO DE UMA CRIANÇA SOB O PROTETORADO BRITÂNICO
Chinua Achebe

Os ensaios aqui reunidos oferecem um panorama dos múltiplos interesses e vivências do nigeriano Chinua Achebe, um dos maiores escritores africanos da atualidade cujo humanismo incondicional aponta caminhos para a superação de problemas de seu continente. 







 

 O livro segue basicamente uma linha traçada pelo personagem e protagonista da história Okonkwo. A partir dele, Achebe nos mostra o cotidiano do povo Ibo da aldeiade Umuófia. 
Este povo era estabelecido próximo ao rio Níger, aproximadamente onde    hoje  se  chama Nigéria.O fator psicológico de Okonkwo é uma preocupação constante que Achebe demonstra, desde a infância dividida entre algumas honras como o desenvolvimento de sua força até a formação por um pai alheio as coisas da comunidade,uma vez  que  pouco  trabalhava  e  ocupava  seu tempo para tocar flautas, em  detrimento do trabalho com a terra, criando um contraponto em Okonkwo, herança da vergonha que sentia de seu pai e medo de seu fracasso, e é criada nele uma mentalidade para o trabalho de forma sistemática e refletindo na criação de seus filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário